BioFogO COMBUSTÍVEIS

 

Perguntas freqüentes (FAQ – Frequent asked questions)

Briquetes de Madeira (Lenha ecológica)

Esta página contém respostas às perguntas normalmente feitas ao nosso suporte.

Por favor verifique se a sua pergunta e resposta já constam da relação abaixo.

Perguntas

  1. Quanto custa o metro do Briquete?
  2. Quais as facilidades e vantagens de se optar pelo uso do Briquete?
  3. Como usar o Briquete em substituição a lenha?
  4. Qual o rendimento do Briquete em proporção à lenha comercial?
  5. O uso do Briquete obriga o pagamento da taxa de reflorestamento?
  6. Em quais situações o Briquete substitui a lenha?
  7. Em quantos dias o Briquete é entregue?
  8. Se eu estiver fora de sua área principal de atuação, vocês entregam?
  9. A lenha é cíclica e por esse motivo oscila demais o preço. Isso ocorre com o Briquete?
  10. De qual madeira é feita o Briquete que vocês comercializam?
  11. Se eu quiser fazer um teste antes de começar a usar definitivamente o Briquete, posso?
  12. O Briquete pode ser usado junto com a lenha comum?
  13. Quando eu quiser fazer novos pedidos, como devo agir?
  14. Se eu gastar mais do que o normal (motivo extraordinário) e meu estoque diminuir, mais eu não quero a quantidade mínima normalmente exigida para repor e somente uma quantidade para agüentar até o próximo pedido. Como faço?
  15. Qual é o prazo para pagamento dos Briquetes?

Respostas

 

1. Quanto custa o metro do Briquete?

O Briquete não é vendido por m³ e sim por peso, em sacos de ráfia, com pesos que podem variar entre 20 até 35 kg, dependendo do produto. Os briquetes possuem medidas entre 35 e 45 cm de comprimento por 8,5 cm de diâmetro. O saco de briquete com o qual trabalhamos tem o preço conforme a quantidade total de sacos encomendados por pedido e por entrega.

Para entrega nas cidades dentro do raio de atuação da nossa região existe um pedido mínimo de sacos. Para pedidos fora dessa área você deveria fazer uma consulta.

Com referência a testes com o produto, consulte pergunta nº 11.

2. Quais as facilidades e vantagens de se optar pelo uso do Briquete?

O Briquete é um produto uniforme em formato e umidade, negociado por peso e não por volume em m³ como a lenha. Apresentado em sacos, em palletes ou a granel, com economia de espaço e manuseio facilitado. O Briquete no passado era uma alternativa, hoje é uma realidade para obtenção de energia calórica a partir de sua biomassa.

3. Como usar o Briquete em substituição a lenha?

Normalmente, o Briquete é uma biomassa como a lenha, porem mais racionalizada, estável, ecologicamente correta. Deve-se alertar para a oxigenação. O Briquete requer mais ventilação do que a lenha, abasteça sempre aos pouco para não obstruir as grelhas, dando um tempo de reação, caso notar que a temperatura ou a pressão não se estabilize, abasteça com mais Briquete.

4. Qual o rendimento do Briquete em proporção à lenha comercial?

Em média uma tonelada (40 sacos à 25kg) de Briquete equivale aproximadamente a 6 - 7 m³ de lenha de eucalipto (exemplo de empilhamento: 1,5m altura x 4,5m comprimento x 1m profundidade), devido sua baixa umidade e de seu alto grau de compactação.

5. O uso do Briquete obriga o pagamento da taxa de reflorestamento?

Por se tratar de resíduos de madeiras que já foram recolhidas as taxas de reflorestamento, o BRIQUETE não necessita do recolhimento destas taxas para seu uso e o transporte é isento de ATPF/RET do IBAMA/IEF.

6. Em quais situações o Briquete substitui a lenha?

Em todas as situações o Briquete substitui a lenha e com vantagens em termos de espaço, uniformidade de formato, umidade, fácil manuseio, alto poder calórico com padrão de queima e higiene. Todo forno ou fornalha preparado para uso da lenha está preparado para uso do Briquete.

7. Em quantos dias o Briquete é entregue?

Normalmente os pedidos feitos por nossos clientes são com antecedência mínima de 7 dias (nossa instrução). Sugerimos sempre que não deixem acabar para pedir ou seja que seja feito o pedido com um mínimo de briquetes no estoque que dê para 1 semana.

8. Se eu estiver fora de sua região, vocês entregam?

Para entregas fora da área principal de nossa atuação, conforme consta na resposta à pergunta 1, solicitamos que seja feita uma consulta. Normalmente eventuais pedágios e a distância interferem no frete da mercadoria. Quando isso ocorre a quantidade mínima altera, bem como o preço varia. Na maioria das vezes, como a quantidade mínima sofre acréscimo, o preço diminui uma vez que para esses casos a entrega é feita com veículo próprio ou terceirizado, sempre tentando otimizar o transporte e viabilizar a diluição do custo de frete.

9. A lenha é cíclica e por esse motivo oscila demais o preço. Isso ocorre também com o Briquete?

Nossos preços podem oscilar conforme aumentos determinados pelo Governo em Combustíveis, Energia Elétrica, Pedágios, etc.. Como a produção do Briquete se dá em escala Industrial, independente de mudanças climáticas para sua entrega (não falta) essas mudanças não interferem no seu preço.

10. De qual madeira é feita o Briquete que vocês comercializam?

Para a produção dos Briquetes são utilizados diversos tipos de resíduos de madeira que vão desde o Pinus, Eucalipto até às de Ipê, Angelim, Peroba, Palha de café, Casca de arroz, etc... No nosso caso, especificamente, usamos preferencialmente os briquetes de madeira de eucalipto.

11. Se eu quiser fazer um teste, antes de começar a usar definitivamente o Briquete, posso?

É nossa sugestão que se faça um teste com o Briquete para saber sobre as suas características e vantagens em relação à lenha comum. Ressalta-se que existe um pedido mínimo de quantidade de sacos para que possamos entregar na sua empresa/estabelecimento comercial. Nesse teste, observe a Caloria, Higiene, Armazenamento, quantidade de Cinzas, Fuligem, Fumaça, Administração do Briquete, seguindo nossas instruções para sua queima. Essa quantidade mínima varia de acordo com sua atividade. Por exemplo: Padarias e Pizzarias podem testar com um mínimo de sacos (Ex.: 10 sacos de 25 kg com duração aproximativa de uma semana), entretanto nesse caso os sacos de Briquete deverão ser retirados em nosso Depósito. Outras atividades como Tinturaria, Caldeiras, etc.., o mínimo deve ser maior pois se corre o risco de uma avaliação que pode não ser a correta. Lembre-se que estamos falando de entregas em nossa região de atuação definida.

Para outras localidades por favor consulte antes sobre o mínimo de sacos, preço, frete, etc...

12. O Briquete pode ser usado junto com a lenha comum?

Sim. Isso às vezes ocorre por opção de algum cliente. Salientamos que o pagamento da Taxa de Reflorestamento deve ser observada para uso da lenha comum. O Briquete sempre está pronto para a queima o que não ocorre com a lenha comum que pode estar úmida, verde, etc.. Por esse motivo, alguns, até findar a lenha comum e até mesmo por entenderem haver vantagens na adoção dupla, optam por usá-los em conjunto, aproveitando a característica do Briquete de sempre estar pronto para a queima.

13. Quando eu quiser fazer novos pedidos, como devo agir?

Nosso sistema de atendimento de pedidos é desburocratizado. Basta uma simples ligação ou envio de e-mail solicitando o Briquete. Lembramos que sempre haverá um telefone disponível para atendê-lo. Para que você possa fazer o pedido sem demoras é necessário que esteja cadastrado em nosso sistema, cadastro esse que será feito por ocasião da sua primeira compra.

14. Se eu gastar mais do que o normal (motivo extraordinário) e meu estoque diminuir, mais eu não quero a quantidade mínima normalmente exigida para repor e somente uma quantidade para agüentar até o próximo pedido, como faço?

Nesse caso você pode pedir uma quantidade somente para repor o que foi gasto extraordinariamente. Como o custo para entrega ficará caro, ou seja não é a quantidade mínima (x de sacos), você tem a opção de retirar em nosso Depósito.  

15. Qual é o prazo para pagamento dos Briquetes?

O prazo para pagamento está diretamente ligado ao Cadastro. Esse Cadastro não pode apresentar qualquer restrição para que você possa usufruir dos prazos para pagamento. Qualquer restrição implica em pagamento a vista. Os prazos para pagamento podem variar conforme a quantidade comprada. Nas quantidades mínimas de pedido para entrega por exemplo, as primeiras compras são a vista até aprovação final do cadastro e para as demais compras você terá um prazo para pagamento (Pizzarias, Padarias).

 

   Set/08

Todos direitos reservados 

Copyright © 2008 - Biofogo Distribuidora Ltda.             O futuro unicamente pertence à natureza

http://www.biofogo.com.br